O TrueUSD (TUSD) é um ativo digital com lastro em dólar americano. Ou seja, os tokens TUSD só são emitidos mediante depósito de dólares em bancos e instituições financeiras parceiras da empresa TrustToken.
Os depósitos asseguram que cada TUSD vale exatamente 1 dólar. Ele serve como uma opção estável em um mercado tão volátil como o de criptomoedas. O TrueUSD une a estabilidade do sistema fiat com as vantagens do Blockchain, é transparente, digital, e bem transportável.
Ela é um exemplo de stablecoin, que são tokens com algum lastro, outras opções possuem seu valor atrelado ao euro, ouro ou mesmo prata. O TUSD utiliza a plataforma do Ethereum para validar e confirmar suas transações, e portanto conta com a segurança do seu modelo de Blockchain já utilizado e estabelecido desde 2015.
Uma grande vantagem de ter o dólar digitalizado em blockchain é poder transferi-lo com facilidade entre exchanges de criptomoedas ou plataformas descentralizadas para aproveitar a utilização de aplicativos descentralizados (dapps).
A desvantagem, por outro lado, é a necessidade de confiança na empresa por trás do ativo. Porém, vale notar que há uma averiguação constante dos fundos de reserva da TrustToken, existem diversas empresas de auditoria e advocacia que garantem que isso acontece de maneira organizada e transparente.
O TrueUSD acaba se tornando também uma maneira de investir em dólar. Comprando a stablecoin na Foxbit, por exemplo, você adquire exposição indireta à moeda dos Estados Unidos, considerada um ativo de proteção de patrimônio ao redor do mundo.