O que é Bitcoin Cash?
O Bitcoin Cash (BCH) é uma criptomoeda e uma rede de pagamentos. É um fork, uma bifurcação do bitcoin, que teve início no dia 1 de agosto de 2017.
Em virtude das divergências com relação ao desenvolvimento do bitcoin, um grupo minoritário decidiu desenvolver sua própria implementação do bitcoin alterando diversas regras do protocolo original, dentre elas o tamanho máximo do bloco de transações, passando de 1MB para 8MB.
Este bloco maior, em comparação ao original, visa auxiliar na correção do problema de escalabilidade, uma solução alternativa àquela adotada pelo Bitcoin, o SegWit (Segregated Witness), assim chamada a otimização de código polêmica que será ativada na blockchain do Bitcoin principal.
Dessa forma, a alteração dessas diversas regras fez com que o Bitcoin Cash se tornasse uma moeda nada parecida com o bitcoin original.
Qual o objetivo do Bitcoin Cash?
O objetivo em torno da criação dessa nova criptomoeda é otimizar o tempo das transações no bitcoin, bem como aumentar o número de transações que podem ser processadas pela rede, esperando que o Bitcoin Cash esteja apto a competir com o volume de transações que gigantes da indústria de pagamento, tais como PayPal e Visa, podem processar atualmente. Na rede do BTC, as transações acabavam por enfrentar graves congestionamentos. Ao conseguir otimizar o tempo dessas transações, também foi possível diminuir os custos com a operação.
O que é fork?
Um fork é uma mudança no software de uma criptomoeda que cria duas versões separadas do blockchain, mas que continuam compartilhando a mesma história.
Forks podem ser temporários, com duração de apenas alguns minutos, ou podem ser uma divisão permanente na rede, criando duas versões separadas do blockchain.
Em alguns casos, uma nova moeda pode ser criada. Alguns nodes passarão a pertencer à nova criptomoeda, mas outros não. Devido ao fato de grande parte das criptomoedas serem descentralizadas, caberá a cada minerador decidir por conta própria qual software irá executar.
Por que os forks acontecem?
Existem alguns motivos pelos quais os forks acontecem. Por exemplo, quando uma mudança é proposta no protocolo de alguma criptomoeda, os usuários da rede precisam mostrar apoio para a nova versão e atualização – pode-se fazer uma analogia à atualização de uma aplicação no computador. Para que essas mudanças e atualizações sejam aprovadas, muitas pessoas precisam concordar, assim como grandes mudanças nas redes de telefonia precisam da concordância das companhias de telefonia, por exemplo.
Em geral, os forks acontecem quando existem propostas de melhorias que beneficiam a rede como um todo.
O Bitcoin Cash é mais barato que o Bitcoin?
De certa forma, sim. As tarifas crescentes relacionadas às transações do bitcoin foram umas das razões que levaram à criação do Bitcoin Cash. Um teste muito simples realizado em dezembro de 2017 mostrou que o Bitcoin Cash possuía transações 99,56% mais baratas que a mesma quantidade de transações realizadas na rede original do bitcoin.
Saiba mais sobre o fork do Bitcoin Cash
Recentemente o Bitcoin Cash (BCH), que até então era a criptomoeda com a quarta maior capitalização de mercado, passou por um hard fork que deu origem a duas novas criptos: Bitcoin Cash ABC (BCH ABC) e Bitcoin Cash SV (BCH SV).
A decisão pela divisão teve início com uma proposta de atualização do protocolo do Bitcoin Cash feita por Amaury Séchet, um membro da equipe de desenvolvedores do Bitcoin ABC. Dentre as mudanças sugeridas, as duas principais eram o estabelecimento de uma ordem específica para a inclusão das transações em um bloco, algo que traria benefícios técnicos relacionados a ganhos de escala no futuro, e a introdução de um determinado código de operação (código op) para facilitar a execução de swaps atômicos. Essa proposta ficou conhecida como Bitcoin Cash ABC e foi apoiada por um dos criadores do Bitcoin Cash, Roger Ver.
A proposta de Séchet não encontrou consenso na rede, o que levou Craig Wright, um cientista da computação que alegou ser Satoshi Nakamoto e que também participou da criação do Bitcoin Cash, a se opor às mudanças e defender uma restauração do protocolo original do Bitcoin. A nChain, empresa de Wright, decidiu então criar o Bitcoin Cash SV (“Satoshi’s Vision”), que aumentou o tamanho do bloco de 32 MB para 128 MB, algo necessário para resolver futuros problemas previstos relacionados à escalabilidade, e reintroduziu alguns códigos de operação antigos. Depois disso, o protocolo passaria a adotar uma postura conservadora, com pouquíssimas ou nenhuma atualização que fosse considerada necessária.
Atualmente, o consenso do mercado é denominar a implementação Bitcoin ABC como Bitcoin Cash (BCH), sendo a Bitcoin SV (BSV) uma criptomoeda distinta.