Como criar uma carteira de XRP?
Apesar de ser criado e mantido pela empresa Ripple, você não encontrará nenhuma opção de aplicativo para guardar XRP no site da Ripple.com. Essa é a única altcoin sem uma “carteira oficial”, em vez disso você pode usar algumas carteiras já consolidadas no mercado.
Carteira para celular ou computador
Além da opção para desktop, a Atomic Wallet conta com aplicativo tanto para iOS quanto para Android. Com uma interface intuitiva e simples, receber e enviar XRP se tornam tarefas fáceis com essa carteira, essa definitivamente pode ser a sua alternativa gratuita.
Em comparação com outras carteiras grátis, os desenvolvedores da Atomic Wallet costumam estar sempre em dia com as atualizações da XRP. Além disso, ela possui código aberto, o que a torna mais confiável que outros aplicativos de código fechado.
As chaves privadas são criptografadas com segurança no celular do usuário para que se possa ter controle total sobre os fundos. Nenhuma empresa realiza a custódia dos seus ativos, então é imprescindível que você faça backups da chave privada e as guarde com segurança.
A Toast Wallet, por outro lado, era muito usada pela comunidade antigamente, mas não está mais sendo atualizada e recomenda que usuários movam seus fundos para outra carteira.
Hardware wallet
Se você pretende guardar grandes quantidades de XRP, deve prezar pela segurança em primeiro lugar e uma carteira física pode ser sua melhor opção. A Ledger Nano S é uma conhecida carteira de hardware que possui suporte a XRP, além de várias outras altcoins.
Ela tem uma aparência de pendrive, mas é uma resistente e robusta carteira de criptomoedas, você pode ter o controle dos seus criptoativos na palma da sua mão. Como se trata de uma carteira física, ela usufrui de uma segurança similar a de uma carteira de papel, onde as chaves privadas nunca tocam a internet.
Em caso de roubo ou perda, seus fundos estão protegidos por uma senha. Mas lembre-se, essa mera possibilidade ressalta a importância de guardar backups da sua chave privada de forma segura, pois somente assim você terá acesso às suas criptomoedas novamente.
Você vai precisar desembolsar uma quantia inicial para comprar uma, mas levando em consideração a segurança dos seus ativos e a praticidade de uso pode acabar valendo a pena. Se o dinheiro não for um problema e você preferir algo ainda mais sofisticado, a Ledger Nano X pode ser a sua escolha, já que ela também possui suporte à XRP.
Outra grande fabricante de conhecidas carteiras hardware é a Trezor, mas seu modelo mais utilizado, Trezor One, não é compatível com XRP. Ainda assim, a Trezor Model T pode ser uma boa alternativa, é um modelo mais caro e com mais opções de moedas, incluindo a XRP.
Suas características são muito semelhantes às da Ledger, cabendo apenas a você analisar com qual você se adaptaria melhor e fazer sua escolha.