Para o sistema funcionar corretamente e com segurança, são necessários cálculos poderosos para manter os códigos e a criptografia. E quem soluciona esses cálculos são os chamados mineradores.
Cada vez que um conjunto de transações é validado em um bloco, um novo cálculo matemático precisa ser realizado para confirmar o bloco e transmiti-lo à rede. Para realizar esses cálculos, o uso de computadores especializados são essenciais.
Diversas pessoas participam da rede de mineração, e quem conseguir resolver o desafio matemático primeiro, recebe bitcoins como recompensa. É por esse motivo que o processo de mineração também é conhecido por ser uma das formas de obtenção e criação da moeda.
O número de bitcoins criados com a mineração, porém, vai diminuindo ao longo do tempo, porque o sistema tem um limite. Quando atingir a marca de 21 milhões de bitcoins, a produção é encerrada. A partir daí, os mineradores serão recompensados com várias tarifas de transações – atualmente, parte da recompensa que eles recebem já vem dessas tarifas, além dos novos bitcoins.