O Litecoin (LTC) é uma criptomoeda descentralizada, ponto-a-ponto, e que compartilha do mesmo código do Bitcoin, salvo algumas diferenças. Ela permite pagamentos instantâneos com um custo próximo à zero para qualquer indivíduo no mundo.
Em 07 de outubro de 2011, o litecoin foi lançado através de um código-aberto disponibilizado no GitHub. Se por um lado o bitcoin sempre foi visto como “ouro” e um investimento de longo prazo, o litecoin passou a ser visto como “prata”: um investimento de valor mais baixo e perfeito para as atividades do dia-a-dia, ou seja, curto prazo.
Quem criou o Litecoin?
Enquanto a identidade do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, é desconhecida e rodeada por muito mistério, o Litecoin foi criado por Charlie Lee, um ex-funcionário do Google que teve a ideia de criar uma versão mais leve, rápida e barata do Bitcoin.
Ele identificou alguns problemas técnicos no Bitcoin que o fizeram criar sua própria moeda, a fairbix, uma moeda que não fez sucesso no mercado. Apesar de não ter tido sucesso, a fairbix serviu de base para o Litecoin, que nasceu em 2011.
A origem do nome Litecoin, significa MOEDA LEVE. O Litecoin ou LTC, que é sua sigla de negociação no mercado de câmbio, é realmente leve. Ela possui 8 casas decimais.
Como é feita a mineração de Litecoin?
O Litecoin pode ser minerado, assim como ocorre com o Bitcoin. O processo de mineração acontece de acordo com operações matemáticas que o hardware irá fazer. Se você se interessar por minerar Litecoin, é preciso que você baixe o software de mineração no site deles. Ou baixar de alguma pool, como minergate, onde você se une ao grupo de mineradores.
A mineração de litecoin utiliza o algoritmo Scrypt, o qual permite que computadores não tão robustos também possam participar da mineração. Dessa forma, qualquer pessoa pode começar a minerar Litecoin.
A proporção de Litecoin para Bitcoin é 4 vezes maior, ou seja, existem 4 vezes mais LTC do que BTC. São 84 milhões de Litecoins que irão circular na rede.