Dogecoin (DOGE) é a primeira memecoin criada a partir de um fork da Litecoin (LTC), que por sua vez é um fork do Bitcoin (BTC). Seu principal objetivo era ser uma moeda de baixo valor utilizada como “gorjetas” em comunidades localizadas no reddit, twitter e discord, mas sua popularidade cresceu e hoje é um dos maiores criptoativos em capitalização de mercado.
Ainda está confuso? Não se preocupe, vamos explicar direitinho para você.
Como Dogecoin funciona?
Dogecoin é uma criptomoeda de blockchain própria, pública e não-permissionada, desenvolvida em código aberto (open source software) que foi criada como uma brincadeira, um meme, sobre o mercado cripto que estava se formando com o crescimento do Bitcoin e surgimento de alguns forks de BTC (cópias com modificações no código) como a Litecoin.
Isso ocorre porque um software open source (licença livre) como o Bitcoin Core, pode ser copiado, modificado e utilizado para outras aplicações.
Desta forma, DOGE se assemelha ao bitcoin em alguns pontos, como o fato de ser uma blockchain pública não-permissionada, um software livre e utilizar o proof of work (PoW) como método de consenso e a mineração para criação de novas moedas.
Diferente do líder de mercado, Dogecoin emite novos blocos a cada um minuto, sendo mais escalável e não possui um limite máximo de unidades que podem ser emitidas. A inflação na dogecoin é bem alta e a quantidade atual de moedas em circulação faz com que, mesmo com um preço unitário na casa dos centavos, DOGE ocupa a décima posição no ranking por capitalização de mercado, segundo dados do CoinMarketCap retirados em 24/05/22 às 16h15.
Quando foi criada, Dogecoin deveria oferecer recompensas de blocos aleatórias para os mineradores que descobrissem o próximo bloco, gerando uma brincadeira, ao invés de um negócio, já que os mineradores nunca sabiam o quanto iriam receber pela mineração.
O logo da moeda é o meme Doge, um cachorro da raça Shiba Inu.
Quais as vantagens da DOGE?
Como a intenção nunca foi de realmente ser um ativo financeiro com alto valor de mercado, nem um dinheiro e uma reserva de valor real para o dia-a-dia, o design da DOGE não foi pensado da mesma forma como o Bitcoin.
Seu objetivo era ser uma moeda digital que pudesse ser transacionada de forma fácil e rápida entre membros de uma comunidade engajada que criava e compartilhava memes nos grupos e fóruns da internet (como reddit, twitter e discord).
Além disso, sua mineração objetivava ser acessível, podendo ser minerada em qualquer computador doméstico simples e criar o sentimento de “aposta” onde o minerador poderia receber muitas ou poucas unidades de DOGE.
O principal uso para a memecoin de cachorrinho era servir como um ativo de simulação de trade de pequenos valores e ser utilizada para micropagamentos nas comunidades em forma de “gorjetas” ou “tips” que recompensam criadores de conteúdos e produtores de memes.
Qual o histórico de preço da DOGE?
O preço da DOGE passou por uma grande alta no final de 2020 e em 2021, com o crescimento da comunidade e, principalmente, depois do multibilionário Elon Musk demonstrar apoio ao projeto e twittar diversas vezes que Dogecoin era sua criptomoeda preferida.
Desde então DOGE se tornou muito popular, atraindo muito capital e popularizando também a categoria “memecoin” ou “memetoken”, da qual é pioneira.
Seguindo os passos da Dogecoin, está a Banano (BAN), sendo um fork de blockchain própria da criptomoeda Nano (XNO) e diversos outros tokens criados como contratos inteligentes em blockchains como Ethereum (ETH) e Solana (SOL).
O memetoken que alcançou mais relevância foi o Shiba Inu (SHIB).
A alta histórica de DOGE em BRL ocorreu dia 8 de maio de 2021, no valor de R$3,83, de acordo com o Coingolive.
Quem está trabalhando com Doge Coin?
Dogecoin foi fundada em dezembro de 2013 por Billy Markus e Jackson Palmer.
Ambos abandonaram o projeto que hoje é tocado por uma comunidade descentralizada liderada pela Dogecoin Foundation.
Um dos grandes apoiadores da DOGE é Elon Musk.
Como guardar DOGE com segurança?
As principais carteiras para armazenar DOGE em segurança são: Ledger Nano S, KeepKey, Jaxx, Coinomi e a Dogecoin Wallet. A Dogecoin Wallet é a carteira oficial da moeda Dogecoin e tem disponível uma versão leve que é muito rápida a sincronizar.
Também existe uma versão completa da Dogecoin Wallet, que demora mais tempo a sincronizar e ocupa mais espaço, mas tem a grande vantagem de se poder minerar a criptomoeda de supply infinito.
Onde comprar DOGE?
Dogecoin (DOGE) está disponível para compra e venda, pareado ao Real Brasileiro (BRL), na Foxbit, possibilitando uma experiência de negociação intuitiva, fácil e segura.