A Quant Network possui uma proposta muito parecida com a da Polkadot, em permitir uma maior conectividade e interoperabilidade entre os diversos ecossistemas blockchain da indústria.
Quantas vezes você não ficou frustrado ao perceber que não conseguiria usar um token X da Ethereum dentro do universo da Solana, por exemplo?
Pois é exatamente isso que a Quant pretende solucionar.
O que a equipe da Polkadot chama de camada zero (layer 0), que seria uma camada blockchain anterior à primeira camada (Ethereum, Solana, Cardano, etc), a equipe da Quant decidiu nomear como “Overledger”.
A ledger é o registro (que pode ser através de blockchain ou não) de todas as transações já realizadas na rede. Uma blockchain é um modelo de Ledger Distribuída (DLT), mas existem outros.
Ao se referenciar como Overledger, a Quant se posiciona em um ecossistema ainda mais amplo que o da rede “concorrente”, pois ele engloba também outros projetos de registro distribuído, inclusive com interoperabilidade fora da blockchain, para sistemas mais tradicionais, como o bancário.
Com a Overledger, desenvolvedores podem construir os Aplicativos Multi-chain (MApps – multichain apps), que são capazes de rodar em qualquer sistema operacional, além de atingir uma maior portabilidade entre DApps (Aplicativos Descentralizados) e tokens já construídos sobre alguma outra blockchain ou ledger específica.
O uso do QNT está direcionado para desenvolvedores.
Qualquer empresa ou pessoa física que queira construir na Overledger da Quant Network precisa ser detentor do token QNT e realizar staking na rede.