O que é MCO2? Conheça o primeiro token de crédito de carbono.
O token MCO2, um ativo digitalizado em blockchain que representa créditos de carbono, acaba de chegar à Foxbit. Mas o que ele é e como você pode ajudar no futuro do nosso planeta.
O que é o token MCO2?
O token MCO2 é um ativo digitalizado em blockchain que representa créditos de carbono negociados pela Moss.
O MCO2 e os créditos de carbono movimentam o mercado e suportam projetos e iniciativas que fazem parte do mecanismo REDD e REDD+ (redução de emissões por desmatamento e degradação florestal somando à conservação do território).
Em outras palavras, o MCO2 é uma maneira fácil, transparente e segura de investir na economia verde, usando a tecnologia do blockchain.
Cada token MC02 equivale a 1 tonelada de carbono capturada por meio de projetos de preservação ambiental, em especial da Floresta Amazônica.
Quem é a Moss?
A Moss é uma climatech que une pessoas e empresas com o objetivo de combater as mudanças climáticas de forma simples e transparente através do blockchain.
Através da tecnologia blockchain, a Moss enxergou a possibilidade de digitalizar e tokenizar créditos de carbono, criando assim o MCO2 Token – tornando possível que qualquer pessoa ou empresa compense sua pegada de forma segura e rastreável em blockchain.
Para a Moss o planeta é de todos e todos devem ter acesso aos meios de protegê-lo.
Quem já investe no MCO2?
Empresas como Gol, Ifood, Hering, Reserva e diversas outras estão usando esse criptoativo para compensar emissões de carbono.
Por exemplo, o Ifood se tornou a primeira empresa de delivery brasileira a ter 100% das suas entregas neutras em emissões de CO2. Isso foi feito por meio do MCO2 e ajudou na proteção de uma área equivalente a 125 campos de futebol ou 1.250.000.
Com o uso da tecnologia do blockchain, o processo de emissão de créditos de carbono ficou mais transparente, seguro e acessível.
Mas o que é um crédito de carbono?
O crédito de carbono é um certificado comprovando a retirada de uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera.
A ideia de monetizar a preservação do meio ambiente ganhou força e aplicação a partir do Protocolo de Kyoto, do qual o Brasil é signatário em conjunto com mais de 190 países e territórios.
O crédito de carbono dá a oportunidade de empresas, governos e pessoas compensarem suas emissões sem necessariamente se envolver no processo de preservação em si.
Ao monetizar a preservação e criar incentivos para a neutralidade de carbono, um novo mercado de comercialização de créditos de carbono surgiu. Atualmente esse mercado já movimenta US$300 bilhões.
Onde estão os projetos de preservação da MCO2?
O dinheiro arrecadado pela emissão dos certificados da MCO2 são enviados para os melhores e mais reputados projetos de preservação ambiental do Brasil.
Um deles é a Fazenda Fortaleza Ituxi, projeto destinado à Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) em uma das áreas mais desmatadas do Amazonas.
Desde março de 2020, a Moss movimentou mais de R$150 milhões que ajudaram a conservar aproximadamente 152 milhões de árvores na Amazônia por meio de projetos certificados e auditados internacionalmente.
Onde posso comprar MCO2, compensar minha pegada de carbono e ajudar a Amazônia?
Pela primeira vez na história, o crédito de carbono pode ser comprado unitariamente, permitindo que milhares de pessoas tenham seu papel ativo contra a mudança climática.
Comprar MCO2 e compensar é uma ótima oportunidade para reduzir o impacto ambiental causado pela atividade individuais e de empresas.
E agora, você pode adquirir o token aqui na Foxbit. Além de ajudar a fauna e flora amazônica, você ainda tem a possibilidade de performar financeiramente com isso!
Para comprar o token MCO2 da Moss você pode acessar a Foxbit, fazer um depósito em reais e ajudar no futuro do nosso planeta.