Um precatório é um título de dívida que o Poder Público tem com o autor de uma ação judicial (pessoa física ou jurídica), e podem ser referentes a salários, aposentadorias, indenizações, desapropriações ou tributos, por exemplo. Em outras palavras, é um título de dívida que o Estado tem com algum cidadão ou empresa.
Veja o vídeo abaixo em que explicamos como os precatórios funcionam:
Como o valor e o rendimento dos precatórios são calculados?
O retorno dos precatórios é calculado pela junção de um desconto na negociação do ativo, atrelado à correção monetária e juros de mora.
Cada precatório é atrelado a um índice econômico diferente, como o IPCA + TR ou IGPM+TR, essas taxas variam de acordo com a economia brasileira e são adicionadas ao principal na hora do pagamento.
Apesar de sabermos qual é o valor do principal a ser pago, os indicadores econômicos corrigem o valor principal, o que impossibilita prever o rendimento exato até a maturação dos precatórios, mas é possível estimar cenários de retornos com projeções.
A grande vantagem disso é que em precatórios atrelados, por exemplo, a índices relacionados à inflação (como o IPCA) você conta com a manutenção do poder aquisitivo segundo o índice. É mais uma segurança dos precatórios.