Dúvidas frequentes
1 – Qual o risco de investir em precatório?
A negociação de precatórios envolve riscos mitigáveis (operacionais, políticos e jurídicos) e não mitigáveis (risco de crédito do ente devedor). Assim, o Estado de São Paulo pode atrasar o pagamento e/ou não realizar o pagamento do precatório na data prevista, o que poderá impactar a estrutura de retorno da oportunidade. Ainda, a forma de cálculo de atualização do valor do precatório pode ser alterada pelos tribunais superiores (STF e STJ). Para mais informações veja a lâmina do token de precatório que deseja negociar.
2 – Em quanto tempo recebo meu dinheiro de volta?
Com a Foxbit você não precisa esperar o prazo final de pagamento do Estado de São Paulo para receber. A partir de 60 dias do lançamento de cada precatório você pode vender seus tokens a qualquer momento pelo preço atualizado do momento que a Foxbit recompra de você. *No caso de vender antes do vencimento é cobrado uma taxa de venda antecipada de 5%.
3 – Qual a minha garantia de retorno?
A execução de pagamento de um precatório é obrigatória e assegurada pelo Art. 100 da Constituição Federal. Não existe risco de perda do investimento, porém existe o risco do Estado de São Paulo atrasar o pagamento e/ou não realizar o pagamento do precatório na data prevista, o que poderá impactar a estrutura de retorno da oportunidade.
4 – O que é tokenização?
A tokenização é o processo de fragmentação de um ativo real em frações digitais para que possam ser facilmente negociados. Os tokens de precatório representam a propriedade sobre uma fração de precatório e têm seus valores lastreados em dívidas do Governo.
5 – Quais as vantagens de comprar um precatório?
O precatório é um ótimo investimento pessoal, uma vez que além do deságio que é praticado no momento da compra, seu valor será devidamente atualizado até o pagamento, trazendo um retorno interessante ao investidor, bem acima dos títulos de renda fixa oferecidos no mercado, sem falar na segurança, pois a execução de pagamento de um precatório é obrigatória e assegurada pelo Art. 100 da Constituição Federal.
6 – Tem valor mínimo de compra?
Através da tokenização precatórios que antes eram acessíveis somente a grandes investidores são fracionados em unidades de tokens que podem ser comprados a partir de R$50/token.
7 – Qual a liquidez dos tokens de precatório?
Ao adquirir um token de precatório, a Foxbit recompra a partir de 60 dias do lançamento.
*No caso de vender antes do prazo de vencimento é cobrado uma taxa de venda antecipada de 5%.
8 – Existe um documento onde posso checar a veracidade das informações?
Os processos são públicos e poderão ser acessados através do site do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (https://esaj.tjsp.jus.br/). O cadastro poderá ser efetuado por qualquer pessoa física, entretanto alguns recursos estão limitados à advogados. Recomendamos a busca por um contador ou advogado caso tenha dúvidas adicionais sobre o produto ofertado.
9 – Como é o processo de liquidação dos tokens FTPCL-0053?
O produto trata-se de um lote com 7 precatórios, cada token é composto por uma porcentagem de cada precatório, sendo assim são esperadas datas distintas de pagamentos, assim como distintos cenários de retorno entre eles.
A medida em que cada título for quitado, o cliente que detiver tokens FTPCL-0053 receberá um crédito em BRL no seu saldo, conforme a quantidade de tokens que possuir em sua conta, na data de pagamento pelo Estado de São Paulo. Este mesmo evento representará uma redução de valor de liquidez de cada token.
Os tokens FTPCL-0053 somente serão expirados na data em que todos os 7 títulos que o compõe forem devidamente quitados pelo Estado de São Paulo.