Como funciona um empréstimo com garantia em bitcoin?
O empréstimo com garantia em bitcoin e em outras criptomoedas funciona como as demais modalidades de empréstimo com garantia. Essa é uma vantagem para você, que investe no mercado de criptoativos e está precisando levantar uma quantia em dinheiro de imediato, sem precisar se desfazer de seus ativos digitais.
Isso porque, através de um empréstimo com garantia em bitcoin, você consegue acesso a capital e ainda assegura a manutenção de seu investimento.
Outra vantagem está no fato de serem agregadas todas as valorizações ocorridas, no tempo de contrato, ao valor dos bitcoins em garantia durante a vigência do seu empréstimo. Ou seja, você depositou 1 BTC como garantia em seu empréstimo e o preço da moeda subiu durante o contrato? Quando o débito for quitado e seus bitcoins retornarem à sua carteira, caso a alta no preço tenha se mantido até então, você irá usufruir desta valorização.
Mas as vantagens não param por aí!
Quando o valor de mercado da criptomoeda está estável, ou em alta no momento da oferta da garantia, o Loan To Value (LTV) atribui taxas de juros inferiores a outras modalidades, o que reduz o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo cobrado pelas empresas de crédito que realizam essa modalidade de empréstimo.
Quer mais?
A liberação do crédito com garantia em bitcoin é menos burocrática e mais rápida, se comparada ao empréstimo com garantia em imóvel, e com taxas de juros bem menores que as de um empréstimo pessoal.
Como funciona um empréstimo com garantia em bitcoins?
É muito simples!
Você faz a solicitação do empréstimo informando o valor do crédito desejado e a quantidade de bitcoins disponível para ser usada como garantia. Poucas horas após o envio da solicitação, você recebe o contrato com os termos de crédito.
É só formalizar, aceitar o contrato, enviar o volume de bitcoins acordado como garantia e o dinheiro é transferido em até dois dias úteis para sua conta bancária.
Ao término do contrato de empréstimo, quando ocorre a quitação da última parcela, os bitcoins transferidos como garantia em carteira retornam para você.
Uma informação importante:
Uma situação de queda acentuada no preço do bitcoin pode elevar o Loan To Value (LTV) ao limite, desequilibrando a relação entre o valor do empréstimo e da garantia, imputando a necessidade de que mais Bitcoins sejam deslocados para reequilibrar a garantia, ou antecipar parcelas no prazo de dois dias úteis (chamada de margem).